Personagens

As Waisas

A primeira Waisa que se tem registro vem dos tempos antigos, na época de Noé, que foi um grande incentivador da proliferação das Waisas pelo Brasil. Porém, durante a vinda dessas lindas galinhas brancas, eis que uma forte tempestade surge em alto mar fazendo com que Noé tenha que ancorar sua arca em um lugar qualquer que mais tarde soube se tratar de uma tribo aborígene na Amazônia. Essa tribo recebeu muito bem as Waisas, passando a elas todos os conhecimentos acumulados durante anos de isolamento e sobrevivência que tinham aprendido na vida selvagem.

Neste tempo, Noé já havia seguido viagem, deixando para trás as Waisas que pediram permissão para ficar e passar adiante assim toda cultura acumulada por elas nessa terra então desconhecida chamada Brasil. Nunca se esquecendo dos ensinamentos do mestre da tribo aborígene, que foi um grande incentivador das Waisas, ensinado-as a consumir um líquido chamado "cerveja", que até os dias atuais é muito apreciado por elas, também foi lhes ensinado sobre a arte do sexo oposto de como dominá-los e fazê-los pagarem então a abençoada cerveja num balcão de bar.

Certo dia, as Waisas resolveram se separar e encontrar adeptas pelo mundo afora, passando todos os seus conhecimento para quem quisesse ouvir. Muitos anos se passaram sem termos notícias de sua existência, até que, num belo dia, encostada num balcão de bar, uma Waisa avista a então Waisa-mãe que, continuando a tradição, saboreava um gelado copo de cerveja na Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza Tribess. Não temos palavras para contar a tamanha emoção que aquelas Waisas sentiram quando se reuniram novamente. Então, contando suas experiências, descobriu-se que, naquela mesma sociedade, havia uma grande leva de Waisas Hinas, prontas para levarem adiante os ensinamentos vindos das primeiras Waisas.

E, do Grupo Folclórico Germânia, vem a nova era das Waisas Hinas. Mais bonitas, mais elegantes e mais brancas do que nunca, a alegria está completa. As Waisas cada vez mais dominam o mercado folclórico e essas se mostram presentes em festas de Rei, de Rainha, festas de igreja, sociedades, ou seja, onde houver um balcão de bar e dois cotovelos, está aí uma Waisa Hina.

Pois bem, você que leu esse texto deve estar se perguntando quais são estes sábios ensinamentos passados entre as Waisas. Vamos então relacionar os 4 principais quesitos para se tornar automaticamente uma Waisa Hina:
– Ser mulher
– Gostar de homens e de cerveja
– Ser solteira
– Dançar no grupo folclórico Germânia

As meninas que participam do Grupo folclórico e respondem a esses 4 quesitos já são consideradas Waisas. Denomina-se Waisa Kloga as meninas que respondem as esses quesitos mas são comprometidas ou casadas , esse tipo de Waisa é aceito por todas as Waisas Hina sem preconceito , somos uma sociedade amigável.

Direitos e Deveres de uma Waisa Hina
1. Cada Waisa receberá automaticamente um número ao entrar no Grupo Folclórico Germânia. A mais antiga receberá o número 01 e assim sucessivamente;
2. Ao menos uma Waisa deve se fazer presente nos bailes ou festas no qual estiver o Grupo Folclórico Germânia;
3. É dever das Waisas tomar uma cerveja no balcão;
4. É dever das Waisas estarem com seus cotovelos prontos para ficar horas no balcão sem reclamação;
5. É direito de uma Waisa dançar com meninos bonitos que estão no salão e preferencialmente apresentá-lo para as demais Waisas aprovarem ou não;
6. É vetada a possibilidade de uma Waisa roubar um paquera de outra Waisa;
7. É dever das Waisas adorarem a cor amarela;
8. As Waisas devem estar sempre unidas, incentivando as meninas desacreditadas que nossa sociedade é única e levar o nome Waisa Hina com grande orgulho, essa é nossa filosofia.

Os Nackhals

"Os Nackhals" é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, porém com muitos fins cervejativos. Esta instituição é formada apenas por Nackhals, indivíduos únicos no universo, que se diferenciam dos demais seres por possuírem quatro pré-requisitos, que serão descritos posteriormente. A sua função existencial consiste em cuidar dos direitos e deveres dos Nackhals.

Os primeiros Nackhals chegaram ao Vale do Itajaí juntamente com o Dr. Blumenau e os primeiros colonizadores, em 1850. Logo no início da colônia, destacaram-se devido a sua importante atuação junto aos terreiros dos colonos. Além de cuidarem para que os terreiros ficassem sempre livres de insetos e plantas daninhas, forneciam carne para a alimentação dos colonos e penas para a fabricação de travesseiros e acolchoados, todavia, não em grande quantidade, devido ao pescoço pelado.

A população de Nackhals no início da colônia cresceu muito, espalhando-se por todo o vale. Onde estivesse um colono com um terreiro para cuidar, lá estava também o Nackhals. Apesar de ser sempre vítima de animais silvestres, sua relação com os outros animais da colônia, como as vacas, as galinhas e as gatinhas, era excelente.

Mas, com o passar dos anos e a chegada do progresso, os terreiros tiveram que dar lugar às fábricas, aos edifícios, às avenidas, às escolas, etc. A colônia se transformou em cidade, e os Nackhals foram desprezados, humilhados, perseguidos e presos em galinheiros infetos. Sua carne, que outrora fora tão apreciada, agora era substituída por ovos e carnes de frangos e galinhas de granjas, melhoradas geneticamente e sem personalidade. Suas penas, que aconchegaram os lares no início da colonização, hoje dão lugar a produtos sintéticos, sem alma e sem procedência.

Para sobreviver, alguns Nackhals tiveram de se submeter ao cativeiro ou trocar de cidade e se esconder em colônias afastadas. Os últimos Nackhals de que se tem notícia na cidade de Blumenau viviam em um galinheiro apertado no bairro Fortaleza, em Blumenau, até 1988. Neste ano, todos os últimos Nackhals foram abatidos. Seus espíritos vagaram pela cidade, que ajudaram a construir e, ao contrário do que todos pensam, não foram para o além. Eles reencarnaram e ajudaram a fundar, neste mesmo ano, um Grupo Folclórico Alemão chamado Germânia. Dentro do Grupo Folclórico Germânia eles encontraram uma nova identidade.

A nova identidade assumida pelos Nackhals era, e ainda é, composta por quatro pré-requisitos:
– Ser homem
– Ser solteiro e descomprometido
– Gostar de mulher e de cerveja
– Dançar no Grupo Folclórico Germânia

Apesar do espírito dos Nackhals estar presente no Germânia desde 1988, somente em 2000 "Os Nackhals" oficializou sua existência. Toda vez que uma pessoa preenche os quatro requisitos, automaticamente o espírito dos Nackhals se fará presente nessa pessoa, e ela se tornará mais um Nackhals. Toda vez que um Nackhals deixar de preencher um dos quatro requisitos, automaticamente o espírito dos Nackhals abandonará aquela pessoa e ela não será mais um Nackhals.

Direitos e deveres dos Nackhals:
1. Todo Nackhals tem o direito a um número, que lhe é conferido de acordo com a ordem de entrada no grupo. Exemplo: o Nackhals mais antigo do grupo recebe o número 01, o segundo mais antigo recebe o número 02, e assim por diante.
2. Todo Nackhals tem o dever de concorrer ao título de "Nackhals do Ano".
3. O "Nackhals do Ano" deve ser eleito pelos Nackhals, e somente pelos Nackhals, em voto direto e secreto, sempre no encerramento do grupo no final do ano.
4. O eleito "Nackhals do ano" tem o direito de ostentar o "Troféu Nackhals do Ano" até o ano seguinte, quando tem o dever de entregá-lo ao novo eleito.
5. O Nackhals tem o dever de reconhecer e defender "Os Nackhals" como instituição.
6. O Nackhals tem o dever de reconhecer o "Grupo Folclórico Germânia" e "Os Kembas" como instituições amigas.
7. O Nackhals reconhece, se quiser, outras instituições. Exemplo: "As Waisahinas", os outros grupos folclóricos, o Exército Brasileiro, o governo do estado de Santa Catarina, etc.
8. Não leia em voz alta, cláusula secreta. Esta cláusula não pode ser escrita ou divulgada amplamente, deve ser repassada a todo Nackhals verbalmente, de forma discreta.