Nossos Trajes

Desde a sua fundação em 1988, 5 (cinco) trajes foram adquiridos pelo Grupo Folclórico Germânia, sendo os quatro últimos ainda utilizados pelos integrantes da categoria Adultos. Além desses, 2 (dois) trajes foram confeccionados para a categoria Casados, criada em 2003. Todos os trajes foram desenhados e confeccionados a partir de pesquisas históricas, a fim de resgatar trajes históricos da Alemanha. Essas pesquisas foram feitas em relatos, documentos, desenhos e fotografias antigas de regiões da Alemanha. A seguir, contamos um pouco sobre a história de cada traje.

Categoria: Adultos

O traje nº 1 foi inspirado na região Norte da Alemanha, possivelmente próximo à região da cidade de Hamburgo. Esse traje é caracterizado por vestimentas simples, e hoje não é mais utilizado pelo grupo.

O traje nº 2 é oriundo da região Norte do Tirol, em especial do estado de Tirol, na Áustria. Essa região é muito tradicional pelo folclore alemão, sendo o alemão sua língua oficial. O traje é caracterizado por suas cores vibrantes.

O traje nº 3 é oriundo da região Norte da Alemanha, mais precisamente da cidade de York, próximo à Hamburgo. A vestimenta dos homens se caracteriza por um traje utilizado por pescadores, enquanto a vestimenta das mulheres, o traje utilizado no trabalho do dia-a-dia.

O traje nº 4 é oriundo da região Sul da Alemanha, mais precisamente da cidade de Munique, a "capital da Baviera", região pitoresca da Alemanha, conhecida por suas construções, trajes típicos e Oktoberfest.

O traje nº 5 não representa uma região específica. Foi desenvolvido pelo grupo para ser um traje leve e fresco, principalmente para ser utilizado em eventos abertos e desfiles.

Categoria: Casados

O traje nº 1 e 2, também chamado de "Dirndl", foi criado na fundação da categoria Casados.

O traje nº 3, também chamado de "Gasteiner Tracht", provém do "Gasteinertal", um vale de 40 km de extensão no estado de Salzburg, na República Federativa da Áustria. Esse traje se baseia numa peça original, que pode ser encontrada no museu Carolina Augusteum, na cidade de Salzburg.